Alterações de peso na manutenção com metadona

ALTERAÇÕES DE PESO - METADONA


O uso de metadona e  problemas de peso

Um dos temas mais falados ( nos EUA ) sobre questões ao uso de metadona é como esta droga afeta o peso, apetite ou o que você come.

 A metadona é um narcótico opioide que é dada aos adictos em opiáceos durante o processo de recuperação do vício ou dependência; 

Este método de tratamento é conhecido como terapia de substituição de drogas.

Usa-se  metadona para afastar as pessoas dos opiáceos mais fortes e esta é eficaz porque metadona alivia os sintomas de abstinência sem produzir efeitos eufóricos.

Enquanto terapia de reposição a metadona pode efectivamente funcionar para alguns aditos, no entanto a  metadona cria dependência química e vício.

Cada pessoa é diferente e pode responder diferentemente a diferentes drogas, a maioria dos viciados em ópiacios experimentam ganho de peso quando começam a usar metadona como parte de sua recuperação da dependência de opiáceos. 

Por outro lado, um dos sintomas mais perceptíveis da dependência de metadona é perda de peso inexplicada ou o ganho exagerado.

Então porque a terapia com Metadona terapia  causa estas alteraçoes no peso do individuo ?

Vamos começar a falar da "inexplicada" DIMINUIÇÃO DE PESO; 

Como todos os vícios de drogas, o vício de metadona irá "reestruturar" o circuito de recompensa do cérebro. 

Naturalmente, os seres humanos experimentam recompensas psicológicas que causam uma pessoa repetir determinados comportamentos, tais como comer, fazer sexo ou fazer atividade física. 

As drogas alteram esse sistema de recompensa natural. 

Quando as drogas são usadas para "ficar pedrado" melhorar humor e energia ou aliviar a dor, o cérebro vê estes efeitos como gratificante.

Com o uso continuado de drogas, o cérebro começa a associar a droga com prazer, e como resultado um indivíduo começa a perder o interesse em outras coisas que uma vez lhe deram sentimentos naturais de recompensa.

Como todos os vícios de drogas o vício de metadona irá "reestruturar" o circuito de recompensa do cérebro. 

Os aditos em metadona agora alteraram o circuito de recompensa do cérebro tanto que o cérebro anseia por mais metadona para se sentir satisfeito. Isto explica o porquê os aditos em metadona se tornam obcecados com a manutenção de metadona e o seu uso. 

Quando o cérebro associa a metadona como a sua fonte de prazer, ela perde o interesse no velhas atividades prazerosas, como comer ou exercício. 

Os aditos  em metadona comumente perdem peso e o apetite. 

Obtém a fase mais profunda do vício com metadona, e problemas de peso mais intensos podem se tornar, eventualmente afetando a saúde geral e aparência física. 

Quando o cérebro associa a metadona como sua fonte de prazer, ela perde o interesse no velhas atividades prazerosas, como comer ou exercício. 

  

AUMENTO DO PESO 

Aumento de peso na manutenção com metadona com tomas acima de 80 ml em tratamentos de longa duração. 

Usar metadona durante a terapia de substituição de drogas pode criar aumento de peso. 

Muitos indivíduos que utilizam a terapia de manutenção com metadona manifestam um aumento do apetite fora do comum, o desejo por açúcar e retenção de água está associado a esse aumento de peso. 

Como viciados em opiáceos,  uma vez ativado o centro de recompensa do cérebro com o uso de drogas, o adito agora têm um vazio físico e psicológico, porque causa da inactividade de centro de recompensa. 

A comida pode ser vista como uma droga de substituição porque fica esse vazio, estimulando o centro de recompensa. 

Com tratamento de metadona feito com qualidade o indivíduo pode manter o tratamento de manutenção com metadona  com aconselhamento nutricional, atividade física e treinamento tendo um vida saudável.

Alguns poucos links que suportam está Alegação.
Quer saber mais faça as suas pesquisas em Inglês. 
Porque em português apenas o vivercomametadona investiga este assunto com real interesse. 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/27093441/

 https://opiateaddictionsupport.com/how-to-stop-methadone-weight-gain/

http://www.methadoneabusehelp.com/methadone-addiction-and-weight-problems

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3111025/


http://www.methadoneabusehelp.com/methadone-addiction-and-weight-problems

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Metadona e o excesso de peso

O que é a Metadona introdução do blogue e o seu propósito na informação online

Nas drogas aquilo que não sou